quinta-feira, 17 de março de 2011

Liga Europa: Portugueses em grande na Europa

Equipas portuguesas conseguiram feito inédito nas competições europeias com a presença de três clubes nos quartos-de-final da mesma prova, FC Porto, SL Benfica e SC Braga.
SL Benfica foi o primeiro a carimbar a presença nos "quartos", depois de ter vencido na primeira mão por 2-1, empatou a uma bola no parque dos príncipes, com golo de Gaítan, 27', para os encarnados e Bodmer, 35', empatou a partida para o PSG.
FC Porto venceu o CSKA Moscovo nas duas mãos, depois da vitória na Rússia pela margem mínima com golo de Guarín, no estádio do dragão venceu por 2-1, com Hulk a abrir o activo no primeiro minuto do jogo através de livre, e Guarín, 24', aumentou a vantagem para os azuis-e-brancos. Os russos ainda reduziram aos 29' por intermédio de Tosic, mas foi insuficiente perante um "dragão" dominador. O FC Porto passa assim aos quartos-de-final com 3-1 no conjunto das duas mãos.
O SC Braga faz história ao marcar a sua primeira presença nos "quartos" de uma competição europeia ao eliminar o Liverpool. Em Anfield Road, os minhotos cumpriram e empataram a zero depois de terem conseguido a vitória por 1-0 em Portugal.
Os portugueses seguem em frente na Liga Europa e juntam-se a Villareal, PSV Eindhoven, Dínamo de Kiev, Spartak de Moscovo e Twente.
Com estes resultados Portugal ganhou pontos no ranking da UEFA e garantiu já 3 equipas na Liga do Campeões em 2012/13, em que duas terão acesso direto e uma irá disputar um play-off de acesso.

Resultados (oitavos-de-final):
Paris Saint-Germain - Benfica 1-1
Liverpool - SC Braga 0-0
FC Porto - CSKA Moscovo 2-1
Zenit - Twente 2-0 (0-3 na primeira mão)
Spartak Moscovo - Ajax 3-0 (1-0 na primeira mão)
Manchester City – Dínamo Kiev 1-0 (0-2 na primeira mão)
Villareal - Bayer Leverkusen 2-1 (3-2 na primeira mão)
Glasgow - PSV Eindhoven 0-1 (0-0 na primeira mão)

O sorteio para a Liga Europa realiza-se esta sexta-feira, às 12 horas e pode ditar o confronto entre equipas lusas.

Sem comentários: