segunda-feira, 23 de maio de 2011

FC Porto é o clube com mais títulos em Portugal


Depois da conquista da 16ª Taça de Portugal, o FC Porto tornou-se o mais titulado emblema nacional. Os Dragões arrecadaram o 69º título oficial (62 a nível nacional e sete internacionais), ultrapassando assim o Benfica, com 68.
A razão da discórdia quanto ao número de troféus ganhos pelo SL Benfica tem existido porque tem surgido, em algumas das contas, a Taça Latina que o Benfica conquistou em 1949/50. A Taça Latina foi uma competição que antecedeu a Taça dos Campeões Europeus mas não foi considerada como oficial, isto porque, a prova não foi reconhecida pela UEFA.
Assim sendo, o clube portista passou a somar 69 contra 68 troféus dos encarnados, diferença que o FC Porto ainda tem a oportunidade para aumentar, pois os dragões, vão disputar a Supertaça portuguesa e europeia no próximo mês de Agosto.
O triunfo por 6–2 sobre o Vitória de Guimarães valeu ainda aos azuis e brancos o seu primeiro “tri” na competição – desde 2009 que nenhum outro clube põe as mãos na Taça.
Este feito seria impensável há 30 anos. Quando Jorge Nuno Pinto da Costa chegou à presidência do FC Porto, em 1982, os Dragões somavam 16 títulos. Estavam, então, na terceira posição desta classificação. Em pouco menos de 30 anos, venceram 53 troféus, a uma média de quase dois por temporada.
 
Troféus oficiais conquistados por clubes portugueses:

1.º - FC Porto, 69 títulos
2.º - Benfica, 68
3.º - Sporting, 45
4.º - Boavista, 9
5.º - Belenenses, 7

Sem comentários: